Instalação de Interfone 2017-11-04T12:22:02+00:00

O que você precisa saber sobre instalação de interfone

A REDEVIG preocupa-se com a segurança e, sobretudo, com a comodidade de seus clientes, assim, a instalação de um sistema de interfonia é ideal para garantir a tranquilidade e o conforto necessários para a sua utilização. Desde a instalação até a  manutenção e a elaboração de mapas de comunicação entre os dispositivos de interfone, nossa missão é adequar nosso serviço às necessidades dos clientes. Interfone chiando? Além da instalação, a REDEVIG também realiza o reparo de sistemas defeituosos, tornando simples o conserto dos interfones de seu condomínio, empresa ou residência.

Interfone: o que é? Para que serve?

A instalação de interfones em residências ou em condomínios traz consigo a utilidade, segurança e comodidade inerentes a esse sistema. Atualmente é difícil imaginar um local desprovido de um interfone simples, seja residência ou comércio, não é mesmo? Mas o quê é um interfone, ou melhor, o que é um sistema de interfonia? É um sistema de comunicação interna que interliga unidades diversas de um mesmo complexo. Cada local conta com um aparelho de interfone e pode se comunicar com outros na mesma rede interna. Simples! Dependendo das necessidades do local os interfones podem ser instalados com ou sem fio, cumprindo sua função fundamental de comunicação interna.

A utilização do interfone é frequentemente ligada à segurança, mas não para por aí. Além das tradicionais funções de comunicação entre prestadores de serviço/empregados e condôminos, gerando um efetivo controle nas portarias, alguns modelos de interfone servem como olho mágico digital. Com o auxílio de câmeras de segurança é possível que a imagem obtida na porta seja exibida em um monitor, tal qual seria se fosse um olho-mágico tradicional.

Principais vantagens da instalação de interfone: segurança e conforto

A instalação de interfone ajuda a tornar sua casa ou empresa ainda mais segura, permitindo uma comunicação fácil e eficaz entre todo o sistema. Comumente, esses pontos são colocados nas portas para permitir o acesso aos visitantes sem que alguém precise monitorar constantemente a porta.

  • Comunicação direta e segurança: a instalação de interfone aumenta o grau de segurança percebido por seus usuários: a ligação portaria e moradores por um sistema de alto-falantes e câmera, por exemplo, assegura a ambas as partes acerca de quem é o visitante. Ao ser acionado, o interfone alerta instantaneamente o usuário final, que fala (ou vê, caso trate-se de um interfone com câmera) diretamente com o visitante.
  • Conforto e comodidade: as campainhas sem fio junto aos intercomunicadores sem fio também oferecem esse conforto completo, pois você não precisa se levantar todas as vezes para responder aos chamados da porta. Caso opte pela instalação de  interfone sem fio, o sistema de interfonia não contará com a ligação por cabos/fiação, o que é indicado em caso de locais com grande área de cobertura.
  • Tecnologia onde você estiver: há sistemas mais modernos de interfone interligados a aparelhos celulares. Assim, se for o caso de o visitante não conseguir contactar o usuário, o interfone liga para o celular, que toca como uma chamada de voz.
  • Porteiro eletrônico: com um sistema de interfone com câmera não há necessidade de um recepcionista ou porteiro estar na frente do prédio em todos os momentos. Uma vez acionado, o visitante pode ser identificado pelo usuário e ter sua entrada liberada por meio do próprio sistema de interfona configurado para tal. O vídeo pode ser gravado e usado em conjunto com imagens de CFTV para identificar visitantes e, o mais importante, quem deve e não deve estar no local.
  • Alarme de porta aberta: caso o visitante deixe o portão aberto, o módulo interno emitirá um aviso sonoro, alertando-o para a falha na segurança.

 

Como instalar interfone?

Na internet há inúmeros vídeos amadores explicando como instalar interfone, mas quando o assunto é segurança não há brincadeiras ou espaço para tentativas! Apesar de parecer ser simples a instalação de um interfone, um sistema completo demanda a presença e conhecimentos que somente um profissional experiente na área tem. Por isso, sugerimos que consulte uma empresa especializada em instalação de interfone ou em sistemas de comunicação e segurança, como a REDEVIG.

Instalar, configurar e consertar interfone com um profissional é fundamental, pois somente ele sabe das necessidades do sistema e do cliente, sem deixar brechas para chiados, ruídos, interfones queimados ou qualquer outra eventualidade.

Resolva os principais problemas no interfone

Quando a instalação do interfone é feita sem os critérios de um profissional é comum o aparecimento de alguns problemas, todos de fácil resolução para os técnicos. Contudo, caso você pretenda investigar melhor o problema antes de chamar um técnico, pode seguir este rápido guia que te indicará o que o profissional faria para resolver algumas situações mais simples[1]:

  • Interfone toca sem parar

Verifique se a tampa do aparelho de interfone está devidamente aparafusada, pois alguns modelos apresentam a característica de toque contínuo quando não completamente fechados com os parafusos. Uma outra dica bem simples é analisar se o botão do aparelho está em funcionamento normal, se não está preso ou agarrado. Apesar de óbvio, esse comumente é um problema que passa despercebido pela maioria dos leigos. Além disso, verifique também o botão da central interna se está funcionando normalmente, ou seja, agarrado.

Fez tudo isso e não resolveu? Bem, estamos aqui para te ajudar. Esse também pode ser um problema causado por descontinuidade na fiação, facilmente avaliado e o reparado por um técnico após um teste de continuidade elétrica.

  • Interfone só tem som de um lado

Bastante comum é o problema de o interfone apenas funcionar em uma das pontas de comunicação, ou seja, somente há áudio em um lado. Neste caso, a resolução do problema demanda de conhecimentos mais técnicos, como a verificação da tensão fornecida pela rede de interfones e a checagem completa da integridade da fiação.

  • Interfone está mudo, mas funciona para abrir a porta

Por diversas vezes é usual ser percebido algum problema com o interfone mudo, mas, ainda assim, o aparelho consegue se comunicar com a rede e acionar a abertura de portas. Se o seu interfone está sem som, mas consegue abrir a fechadura, este é o caso de chamar um técnico, pois a verificação do problema é um pouco mais complicada para alguém leigo.

Para resolver este problema de interfone sem som o técnico analisará os bornes e se a fiação possivelmente foi instalada de forma invertida.

Mas o que é um borne? É uma peça metálica por onde passa e se fixa um fio ou ligam-se, mecanicamente, dois ou mais componentes eléctricos.

  • Interfone com ruído / Interfone com chiado / Interfone com interferência

Geralmente quando um aparelho de interfone tem interferências como chiados e outros ruídos isso se dá quando a fiação elétrica influencia a instalação do interfone. Assim, é aconselhável observar se o caminho traçado pelos fios utilizados pelo interfone não estão próximos ou até mesmo junto à fiação elétrica.

Mais uma vez, lembramos: 

Para a instalação, configuração e reparo de um sistema de interfonia é fundamental contar com o preparo de um técnico profissional, pois ele conhece as características do sistema e pode indicar a melhor ação para resolver os problemas no interfone do cliente!