O que é DVR? O que faz um DVR? Stand alone é o mesmo que DVR? Qual é a melhor marca?

Em outra oportunidade já explicamos o que é um DVR, mas agora vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto e tirar as suas dúvidas sobre o que um DVR pode fazer. O nome DVR é a sigla formada pelas iniciais das palavras em inglês para “Digital Video Recorder”, o que significa “Gravador Digital de Vídeo”. Quando se trata de instalação de câmeras de segurança é importantíssimo que as imagens sejam armazenadas para serem acessadas a qualquer momento, certo? Basicamente é isto o que um DVR faz!

Antes de falarmos especialmente sobre as capacidades e benefícios do DVR, é interessante entendermos como era feita a gravação de imagens do sistema CFTV antes da popularização do DVR.

Gravação de imagens sem aparelho DVR é possível?

Antes da popularização do DVR a gravação de imagens em um CFTV era realizada a partir de placas de vídeo instaladas em computadores. Ou seja, além de uma placa de vídeo para gravar as imagens das câmeras de segurança, também era necessário um programa para gerenciar e visualizar os vídeos salvos. Os DVR são equipamentos exclusivamente dedicados ao controle e gerenciamento de imagens em CFTV, operando sem o auxílio de um computador e, por este motivo, também é conhecido como “stand alone”.

A grande vantagem de ter um equipamento exclusivo para a gravação de imagens é que ele se conecta diretamente às câmeras de segurança. Além disso, o stand alone oferece mais segurança para a gravação das imagens do que um HD usado em um computador, pois este se dedica a diversas outras funções fora a manutenção de imagens. Em razão do DVR ser plenamente dedicado ao CFTV, não é tão comum que o sistema de segurança trave ou sofra problemas com o uso constante. Maravilha, não é?

Principais funções do DVR

Mas um DVR só serve para gravar as imagens?

Agora que você já entendeu qual a função do DVR, vamos falar o que ele faz a mais! Além de gravar imagens, o DVR tem funções de gerenciamento de imagens inteligentes, que permitem que o aparelho comece a gravar a partir de uma determinada programação. Por exemplo, é possível programar um DVR para começar a gravar imagens somente quando movimentos forem detectados pelas câmeras, ou ainda, em determinados pontos monitorados pelo sistema de CFTV. Há ainda modelos modernos de DVR que disparam alarmes sonoros e enviam mensagens para o administrador do sistema de vigilância quando algo suspeito é verificado no vídeo.

Quer um exemplo? Vamos lá: imagine uma câmera de segurança instalada em um pátio movimentado, mas somente há interesse que determinado ponto seja monitorado, como a porta de uma sala. Com o DVR é possível programar o sistema de câmeras para que somente comece a gravar imagens quando aquela porta for aberta. Esta programação garante a segurança específica do local e economiza tempo de gravação do sistema, que se preocupa apenas com o que é, de fato, importante!

Atualmente, a tecnologia dos DVRs conecta com a internet e permite o acesso remoto às imagens em tempo real ou gravadas por meio de um telefone celular ou tablet.

Como funciona o DVR?

O DVR  funciona de um modo bem simples, mas muito eficaz! O stand alone recebe as imagens das câmeras de segurança, as comprime em um formato próprio (geralmente H.264), e as armazena no HD interno. Obviamente, é importante que a capacidade de armazenamento do HD seja suficiente para guardar a quantidade de imagens desejada! 😉

Qual é a melhor marca de DVR?

As marcas de DVR mais vendidas no mercado brasileiro são: Intelbras, Luxvision, Alphadigi, TecVoz, Qsee, SEG, HDL, H.264 e outros.  Não há uma melhor marcar que se destaque em relação a outras, tudo depende das especificidades do serviço de instalação de câmeras de segurança. No entanto, em muitos dos nossos serviços damos preferência para a Intelbras, em relação ao preço do DVR e às possibilidades de configuração. Mas há excelentes marcas de DVR no mercado, como as que listamos aqui embaixo:

Principais marcas x Capacidade do DVR em relação às câmeras de segurança

2017-10-27T12:19:20+00:00