O que é CFTV? Para que serve a instalação de CFTV? Quais as principais vantagens de CFTV?

O Circuito Fechado de Televisão, mais conhecido como CFTV, é um dos sistemas eletrônicos de segurança mais utilizados no mercado para prevenção de criminalidade. É um sistema de vigilância que permite identificar possíveis ilícitos, furtos, roubos e atitudes suspeitas. É aconselhável que o sistema de CFTV esteja integrado a outro sistema de segurança, como o de alarmes om som, controle de acesso, entre outros. Desse modo, a instalação de CFTV possibilita não só a identificação do problema, mas também se integra ao mecanismo de alerta para deter o evento.

Em resumo: o que é CFTV? É um Circuito Fechado de TV, como um monitoramento interno realizado por meio de câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central (DVR ou computador), que disponibiliza e grava as imagens para uso posterior

O CFTV é utilizado principalmente para monitoramento e vigilância, visando registrar incidentes de segurança, vandalismo, comportamento indevido e diversas outras ocorrências. No entanto vem sendo muito utilizado também para outros fins, como monitoramento viário, para fins ambientais, comportamentais, segurança do trabalho, entre outros.

Antes de te contar as principais vantagens do CFTV, para entender bem o que é CFTV é importante que você saiba a diferença entre um sistema analógico de CFTV e um sistema digital de CFTV.

Sistema Analógico de CFTV x Sistema Digital de CFTV

Atualmente há dois tipos mais populares de sistema de CFTV, o analógico e o digital. Em comparação entre o sistema digital de câmeras e o analógico, nota-se uma qualidade de imagem superior do digital ao analógico, sendo sua nitidez muito melhor. As câmeras de vigilância IP atingem uma resolução de até 2592 x 1944, permitindo diversos recursos avançados como identificação de ausência de objetos nos locais vigiados, edição de imagens, maior nitidez na visualização, reconhecimento facial, entre outros.

Os sistemas analógicos vêm sendo utilizado desde o começo e nele as câmeras analógicas são conectadas aos dispositivos centrais (DVR) por cabos coaxiais e as imagens são então exibidas em monitores específicos.

Com o sistema digital a qualidade de imagem é muito superior, pois são utilizadas câmeras com tecnologia IP, estas são ligadas através de cabos UTP (cabo de rede) ao terminal central (NVR), que ao final podem disponibilizar as imagens de maneira remota, através de monitores HD e até através de celulares e tablets.

Os sistemas analógicos ainda são os mais utilizados devido ao legado construído durante às últimas décadas e principalmente ao seu custo que é menor, mas ainda mantendo uma qualidade aceitável.

Por outro lado os equipamentos digitais costumam ser mais caros mas a qualidade de detalhes das imagens é muito superior e essa vem sendo a tendência do mercado atual e futuro.

As Principais Vantagens de CFTV

O uso de um sistema de Circuito Fechado de Televisão permite que você e uma equipe de segurança monitore em tempo real o que acontece em cada ambiente. Com o uso de uma tecnologia ligada à internet também é possível que as imagens sejam acompanhadas remotamente, 24 horas por dia, por meio de um aparelho celular ou tablet. Com a utilização de um aparelho DVR, ainda é possível registrar as imagens para análise posterior.

  • Vigilância integrada de locais variados;
  • Plataforma digital com possibilidade de integração a diversas plataformas;
  • Monitoramento remoto via computador, tablet ou smartphone;
  • Programação específica para iniciar a gravação a partir de um momento pré-determinado;
  • Captação de movimentação geral;
  • Localização de objetos perdidos ou estranhos.

Câmera de Segurança Falsa

Instalação CFTV Niterói

Muitas vezes vemos no mercado a utilização de câmeras de segurança falsa, CFTV fake, normalmente câmeras domo. Apesar de, obviamente, não gravar ou registrar imagens, a câmera de segurança falsa inibe eventuais atitudes suspeitas de criminosos e pessoas mal intencionadas, pois a instalação desta “CFTV” ilude que o ambiente esteja sendo monitorado.

Instalação de CFTV: Principais Equipamentos

Depois de saber o que é o CFTV, é importante que você saiba como é composto este sistema. Na maior parte das vezes o kit CFTV básico é composto por 3 elementos: equipamento de captação de imagem/áudio; cabeamento e equipamentos de armazenamento.

EQUIPAMENTOS DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM E ÁUDIO

Responsável por captar as imagens e em alguns casos os sons do ambiente, aqui entram em ação as câmeras e microfones.

Há diversos tipos de câmeras analógicas e digitais no mercado, cada uma adequada para cada ambiente e situação. Elas se diferenciam pelo alcance, qualidade da imagem, movimentação, aparência e diversas outras características que vamos detalhar em um artigo específico.

CABEAMENTO CFTV

As câmeras e os sistemas de controle são conectados através de cabos. Sistemas analógicos utilizam cabos coaxiais enquanto que o sistema digital cabos de rede UTP, o mesmo usado para computadores. Em casos específicos pode ser utilizada também a fibra-ótica para os sistemas digitais.

EQUIPAMENTOS DE GERENCIAMENTO E ARMAZENAMENTO

Esse é o equipamento que vai centralizar as imagens recebidas pelas diversas câmeras, disponibilizar para os monitores e outros dispositivos de acesso, além de realizar a gravação das informações para uma eventual consulta futura.

No caso de sistemas analógicos o aparelho utilizado é  DVR (Digital Vídeo Recorder), que por padrão trabalha apenas com imagens enviadas por câmeras analógicas. Já o NVR (Network Vídeo Recorder) é utilizado em sistemas digitais, com imagens via IP. O meio termo são os HVRs, Hybrid Vídeo Recorders, que tem a capacidade de trabalhar de maneira híbrida com os dois tipos de câmera.

2017-11-08T10:57:02+00:00