Qual é a diferença entre câmeras de segurança analógica e digital?

Muitos clientes têm dúvidas sobre as diferenças entre câmeras de segurança analógica e digital. Neste post iremos comentar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada câmera de vigilância. Qual câmera é a melhor? Qual o preço de instalar câmera de segurança digital ou analógica? Como instalar uma câmera de segurança em sua residência ou empresa?

Instalação de Câmera de Segurança Niterói Post1

Sistema de CFTV com câmera digital ou analógica?

Atualmente há dois tipos mais populares de sistema de CFTV, o analógico e o digital. Em comparação entre o sistema digital de câmeras e o analógico, nota-se uma qualidade de imagem superior do digital ao analógico, sendo sua nitidez muito melhor. As câmeras de vigilância IP atingem uma resolução de até 2592 x 1944, permitindo diversos recursos avançados como identificação de ausência de objetos nos locais vigiados, edição de imagens, maior nitidez na visualização, reconhecimento facial, entre outros.

Por óbvio, a instalação de CFTV analógico utiliza tecnologia anterior a digital – com cabos coaxiais -, mas ainda tem grande espaço no mercado brasileiro, por ter preços mais acessíveis e, ainda assim, possuir uma boa qualidade. Por ser uma sistema de vigilância tecnologicamente mais antigo e considerando o barateamento de todos os equipamentos, há uma tendência de os sistemas de CFTV migrarem da tecnologia de câmeras analógicas para as câmeras digitais. Como exemplo deste comportamento, já é possível encontrar nas lojas distribuidores especializadas DVRs híbridos, que suportam câmeras analógicas e IP.

Melhor preço de câmera de segurança IP ou analógico?

Exatamente em razão da maior qualidade de um sistema digital, o preço de instalar uma câmera de segurança IP também é superior ao analógico. No Brasil, levando-se em conta a questão do valor das câmeras, a maioria dos sistemas de CFTV é feita com uma instalação de câmeras analógicas. Em razão do preço, as câmeras IP são geralmente mais utilizadas por grandes empresas, nem tanto para vigilância doméstica ou de empresas de pequeno porte.

É importante adequar as necessidades de segurança dos clientes para que o preço de instalação das câmeras seja condizente ao que é realmente requerido para os casos específicos. Qual é o melhor sistema de câmeras considerando-se apenas o preço? Depende!O melhor preço para câmera de segurança é aquele que o cliente pode pagar e, ao mesmo tempo, atenda a todas as suas demandas.

Benefícios de câmeras de segurança analógica e digital

Agora que você já sabe as diferenças básicas entre um sistema digital e um sistema analógico, deve estar imaginando quais as vantagens e desvantagens comparativamente entre eles. Vamos responder brevemente quais os benefícios de CFTV instalados com esses dois tipos de câmeras.

Vantagens e desvantagens de câmera de segurança analógicas

Câmeras de segurança analógicas

  • Preço: possuem um custo mais acessível do que as câmeras digitais.

  • Onde comprar: há mais opções de câmeras analógicas disponíveis no mercado, o que facilita a compra de kits de CFTV ou de câmeras individuais.

  • Marcas de câmera de segurança: se você precisa incorporar novas câmeras ao sistema de segurança as câmeras analógicas possuem compatibilidade mesmo entre fabricantes diferentes.

  • Qualidade de imagem: as câmeras de vigilância analógicas HDCVI ou TVI já podem ser utilizadas com resoluções 720p ou 1024p, se adaptando aos monitores e necessidades de cada cliente.

  • Cabos e materiais de instalação: como cada cabo de instalação é responsável por conduzir imagens das câmeras individualmente, as câmeras analógicas têm a desvantagem de terem uma maior complexidade para instalação em projetos mais robustos, que abarquem grandes distâncias entre os pontos de vigilância.

Câmeras IP

  • Preço: como utilizam uma tecnologia superior, as câmeras possuem um custo maior do que as analógicas.

  • Visualização remota (Monitoramento): a instalação de câmeras digitais permite que o cliente consiga monitorar as imagens por celular, tablete, computador e internet.

  • Qualidade de imagem: em comparação às analógicas, as câmeras IP possuem o benefício de ter uma melhor resolução de imagens.

  • Qualidade de imagem (Consumo de banda larga): como desvantagem de sua qualidade superior de imagens, as câmeras IP necessitam utilizar uma banda larga de internet com um consumo maior.

  • Cabos e material de instalação (Rede): as câmeras IP trabalham com dispositivos interligados digitalmente, o que permite o uso de uma rede de comunicação já existente no local. Esta vantagem facilita e diminui o custo da instalação, além de ser um benefício quando em comparação com as câmeras analógicas e seus cabos interligados.

Considerações finais

Neste post você viu as principais diferenças entre câmeras de segurança: digitais e analógicas. Apesar de ser uma tecnologia superior, as câmeras IP apresentam vantagens e desvantagens em relação às analógicas. A decisão de qual câmera é melhor depende das necessidades de cada caso, pois há clientes que podem ser plenamente atendidos com a instalação de câmeras analógicas, já outros adequam-se melhor a um sistema digital.

Seja em relação ao preço, à qualidade das imagens ou à complexidade de como instalar uma dessas câmeras, estamos à disposição para oferecer o melhor planejamento de segurança para nossos clientes, levando-se em conta as características reais e verdadeiras necessidades de cada caso.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=vmHMxn2Rhd4[/embedyt]

2017-10-10T22:10:48+00:00