Câmeras de segurança ajudam jogadores amadores a decidir lances polêmicos

O VAR (árbitro de vídeo) tomou conta dos assuntos nas rodas de amigos durante a Copa do Mundo. O sucesso do árbitro de vídeo já foi trazido para a Copa do Brasil e deve estar em ação também durante o mata-mata do próximo Campeonato Paulista. Até o momento não há previsão de utilização desta tecnologia no Campeonato Carioca de 2019.

Mas o assunto ganhou tanta repercussão que acabou entrando também nas peladas no interior de São Paulo. Em Sorocaba, as câmeras de monitoramento de uma quadra se transformaram no VAR Caipira. O recurso foi batizado de VARzea!

Antes pensadas apenas na segurança dos jogadores das peladas, as câmeras passaram a atuar ao lado da arbitragem. Quando pede a revisão, o árbitro da partida caminha até uma sala ao lado para rever a imagem. Além disso, as câmeras também servem para registrar gols bonitos ou aquela “pixotada” inacreditável.

– A instalação das câmeras fez com que elas virassem um VAR. A gente faz a captação dos lances polêmicos. Já faz o gol, fala o horário, o minuto e o segundo também para captar. Leva para casa, rede social e faz sucesso durante a semana – disse Marzukevicz Faria, o Kedão.

São quatro câmeras apontadas para o gramado sintético da quadra, mas Kedão, o inventor do VAR Caipira já revela que a ideia é aumentar para 12.

– Aqui erro não tem, aqui o VAR funciona – garante Kedão.

Esta é só mais uma utilização das câmeras de monitoramento fora do mercado de segurança pública. Em Niterói há vários campos de futebol amador que podem contar com a instalação de câmeras de segurança com o propósito de checar os lances mais polêmicos.

Com a tecnologia de DVR e gravação dos vídeos também é possível que o aluguel de campos de futebol em Niterói seja incrementado pela oferta de um DVD com todos os momentos do jogo. Com isso, é possível que os jogadores levem para casa os melhores lances da pelada. Uma oportunidade que mistura criatividade e tecnologia para criar um mercado fora do óbvio!

[1]

2018-08-31T19:25:07+00:00